Totem Romaria de São Francisco

Kunstenaar:

Mestre Cornélio

Herkomst:

Teresina - Piauí

Materiaal:

Cedro Rosa

Afmetingen (CM):

50 x 17

VG nummer:

VG-MAD-0119

Mestre Cornélio, utiliza de suas mãos habilidosas para dar forma a esculturas em madeira com impressionante riqueza de detalhes feitas com batidas precisas em pedaços de cedro e pequi já beneficiados. Suas imagens geralmente reproduzem símbolos locais e figuras humanas e apesar de seguir a importante tradição de arte santeira dos mestres escultores do estado, os totens se tornaram sua marca registrada.
Com um estilo próprio, suas peças são praticamente um privilégio de colecionadores que ousam aguardar pela produção de uma encomenda.
Mestre Cornélio, José Cornélio de Abreu, nasceu no município de Campo Maior em 1956 no estado do Piauí. Trabalha em um espaço pequeno dentro de casa junto ao seu filho Leonardo de Abreu, que herdou o talento e a criatividade do pai.

*A originalidade do trabalho de Mestre, encanta colecionadores no Brasil e do exterior. Reconhecido como um dos grandes santeiros do Brasil, mestre de ofício pelo Governo do estado do Piauí e sua arte como santeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio nacional. Sua persistência e capacidade criativa levaram-no à conquista de vários prêmios e a inúmeras participações em feiras e exposições. Premiado no Salão de Artesãos Piauienses (1974); I Salão de Janeiro (1976); II Salão Universitário de Arte Santeira (1981) e no VII Salão de Artes Plásticas do Piauí, todos em Teresina – PI (1981). Participou de mostras nacionais no Rio de Janeiro – RJ (1976), Teresina – PI (1976); Salvador – BA (1980 e 81); Brasília – DF (1987) e São Paulo – SP (1987 e 88); Córdoba – Argentina (1995); Curitiba – PR e Pádova – Itália (1999). Top 100 Sebrae.